Rota Romântica
Regiões Turísticas Serra Gaúcha e Grande Porto Alegre

Charmoso roteiro localizado entre a planície do Vale dos Sinos e o planalto da Serra Gaúcha, bem próximo à capital do Estado.
A Rota Romântica é um roteiro emocionante, irresistível, com boa estrutura receptiva e com diversos atrativos a oferecer ao turista.
As treze cidades que o compõem são o  destino ideal para quem procura uma viagem diferenciada dentro do Brasil, com paisagens de tirar o fôlego, cercadas de vilarejos tranquilos e com uma deliciosa culinária colonial. Quem entra nessa aventura, dificilmente fica indiferente à beleza e ao romantismo que os lugares inspiram. São vales, campos, cascatas e jardins coloridos, onde você percebe o quanto à natureza foi generosa com essa região.
A arquitetura e a cultura refletem a predominante colonização alemã, com fortes valores culturais regionais. O folclore apresenta desde a cultura alemã até a essencialmente gaúcha.
Possui uma economia bem diversificada, destacando-se em vários setores, desde calçados, produtos em couro e afins, até a indústria alimentícia, a moveleira, as confecções, a metalurgia, bem como o próprio turismo, de fortes características religiosas e rurais.
Época recomendada para visitar: nas festas municipais; durante o período natalino; no outono e no inverno, por ter um clima diferente de todo o país.


Cidades:

Canela, Dois Irmãos, Estância Velha, Gramado, Ivoti, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Picada Café, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula e São Leopoldo.


Não deixe de ver

- O Marco Zero da Rota Romântica em São Leopoldo;

- O Museu Frederico Scheffel - único do gênero no mundo - que abriga um acervo tão variado e grandioso de um só artista, em Novo Hamburgo (Hamburgo Velho);

- O Núcleo de Casas Enxaimel da Feitoria, em Ivoti;

- O Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, visitando a SEDE da Rota Romântica;

- O Parque do Imigrante com seu artesanato e o Labirinto, em Nova Petrópolis;

- A Cascata do Caracol com seu teleférico, em Canela;

- As cachaçarias, as vinícolas, fábricas de chocolates e as malharias, ao longo da Rota Romântica;

- E saborear os tradicionais cafés coloniais;

- E participar de grandes eventos como: FIMEC (N.Hamburgo); Encontro de Motocicletas (Estância Velha); Festival de Cinema e Natal Luz (Gramado); Natal dos Anjos (Dois Irmãos) e tantas outras festas municipais; Além dos municípios citados acima, não deixe de visitar também os atrativos e eventos dos municípios de Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, São Francisco de Paula e Morro Reuter.

Prolongue sua viagem:

- Da principal rodovia da Rota Romântica, a BR-116, alguns quilômetros à oeste, chega-se à serra italiana, região da Uva e do Vinho, tendo-se a possibilidade de saborear uma excelente gastronomia. À leste, encontram-se os Aparados de Cima da Serra, com seus canions de tirar o fôlego; e daí, descendo serra, as praias do Litoral Norte Gaúcho.

Informações:

Associação dos Municípios da Rota Romântica
Fone: (54)3285-2147
www.rotaromantica.com.br
rotaromantica@hotmail.com
moinho@picadacafe.rs.gov.br